Breve Histórico do Núcleo de Astronomia da UFPA

A ideia da criação do Núcleo de Astronomia da UFPA surgiu em 2004, devido à realização periódica de várias atividades relacionadas à Astronomia e Astronáutica, como observações astronômicas, construção de experimentos e estudo de Astronomia e Astronáutica realizado por um grupo de alunos colaboradores do Laboratório de Demonstrações da UFPA. Posteriormente ao crescimento dessas atividades, o Nastro transformou-se em um Projeto de Extensão cadastrado junto a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFPA, tornando-se uma referencia para vários professores do ensino fundamental e médio de Belém, que têm no Nastro mais uma possibilidade de ensino e aprendizagem de conceitos abordados em Astronomia e Astronáutica (Silva, 2007: 28).

Inicialmente, o Nastro foi chamado de Clube de Astronomia, o qual foi fundado pelo Professor Luís Carlos Bassalo Crispino e pelos alunos: Lizangela Maria Almeida da Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira de Melo e José Benício da Cruz Costa. No ano de 2005, o Clube de Astronomia passou a contar com a colaboração de novos integrantes: Brenda Brandão Moreira, Jerry Williamis Lima Alves, Girlan Efraim Nunes de Souza, Márcio Aléssio Costa Sales, Maria de Fátima Chaves dos Santos, Diego Pinheiro, Laisse Costa Ramos, Carlos Eduardo Pires Martins e Francilene Cadete Costa. Em 2007, o Clube de Astronomia foi transformado no Núcleo de Astronomia da UFPA, sendo oficializado como um centro de difusão e popularização da astronomia junto à PROEX, sendo então, formado pelos bolsistas Carlos Eduardo Pires Martins e Laisse Costa Ramos, e colaboradores Lizangela Maria da Silva, Brenda Brandão Moreira, Jerry Williamis Lima Alves, Girlan Efraim Nunes de Souza, Márcio Aléssio Costa Sales, Francilene Cadete Costa, Jaciney Barbosa Cunha, Breno da Trindade Ferreira, Fernando Wagner Ferreira Batista e Cezar Carneiro Gomes.